Como vencer a insegurança e falar outro idioma?

Você se dedica aos estudos de uma outra língua, aprende a escrever bem e consegue entender com facilidade o idioma, mas chega na hora de conversar com alguém e você trava? Sabia que isso é normal? Pois é, muitas pessoas ficam inseguras na hora de falar e não é por falta de conhecimento, mas sim por medo de errar.


E não existe um caminho mais fácil. Apesar da falta de confiança é necessário treinar o idioma, mas como superar a vergonha de falar palavras erradas ou de construir frases de modo incorreto?


Em primeiro lugar, é importante ter em mente que só treinando é que você vai conseguir vencer as limitações, então não fique preocupado com o que as outras pessoas estão pensando. E quando você começa a utilizar o idioma com frequência e percebe que as pessoas entendem o que você fala, é aí que começa a ganhar segurança. Daí em diante, fica mais tranquilo conversar, falar ao telefone ou até mesmo participar de uma entrevista de emprego.


Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas valiosas para perder o medo de falar o idioma. Coloque-as em prática e supere de vez essa insegurança!


1 - Leia textos em voz alta


É o treino mais indicado para melhorar a pronúncia, mas a leitura deve ser feita com atenção e controlando a respiração. Faça esse exercício em frente a um espelho para observar sua postura e como você pode se sair bem.


2 - Ouça a sua pronúncia


Converse com os amigos, repita frases de séries e filmes e grave esses momentos com o celular. Depois, identifique seus erros e corrija a entonação.


3 - Pesquise vocabulário que te interessa


Para ter mais segurança ao falar, é importante conhecer os termos e expressões da outra língua, então separe um momento do dia para pesquisar vocabulário da sua área de interesse e repita as palavras várias vezes até ficar craque na pronúncia.


4 - Cante em inglês


Ouça e cante músicas dos seus cantores ou grupos favoritos. Busque as letras na internet para não errar nas palavras confusas. Mantenha a atenção, escute várias vezes e não tenha vergonha, solte a voz!


5 - Nada de se comparar


Foque no seu desempenho e evolução, nada de ficar se comparando aos outros, pois é normal errar e somente a prática vai ajudá-lo a avançar cada vez mais.


6 - Aproveite todos os momentos em aula para praticar


Se fizer um curso de outro idioma, deixe a vergonha de lado e tente participar o máximo que conseguir. O erro faz parte do processo de aprendizagem e a aula é uma ótima oportunidade de se arriscar, errar, aprender com o erro e assim evoluir. Tente falar, mesmo sendo iniciante, desde o primeiro dia de aula, usando o que aprendeu na aula e com linguagem simples. Só assim você conseguirá falar com facilidade. Treine!



Gostou das dicas que apresentamos? Teste-as e comente aqui. E pode ter certeza que se você separar alguns momentos na semana para falar o outro idioma em casa e tiver atenção à sua pronúncia e aos principais erros, aos poucos você vai ganhar a confiança necessária.


Não deixe a vergonha ser um obstáculo para você aproveitar todos os benefícios de dominar a língua. Quanto mais você treinar, melhor vai se expressar no idioma, tornando-o algo natural, assim como o português.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo