Jogos para praticar idiomas em casa

Você sabia que é possível treinar o idioma que você está aprendendo em casa todos os dias e de uma forma muito divertida? Além de ouvir músicas, assistir a filmes e ler livros, que são coisas muito importantes para aprimorar o idioma, você pode reunir a família e os amigos e se divertir com alguns jogos.


Os jogos vão contribuir para as suas habilidades, como pronúncia, e acrescentar novas palavras ao vocabulário. Então, reunimos abaixo algumas opções para você se divertir em casa!


Scrabble


No Scrabble, ganha quem somar mais pontos por escrever diferentes palavras no tabuleiro. Cada uma dessas palavras estará ligada a uma ou mais palavras que já estão formadas, assim como em uma palavra cruzada. Cada jogador sorteia sete peças com uma letra do alfabeto para iniciar e o jogo só termina quando ninguém mais conseguir escrever nenhuma palavra com as letras que sobrarem. É um ótimo jogo para ativar a memória e expandir o vocabulário no idioma. Este jogo pode ser encontrado em qualquer loja de brinquedos ou para compra online.


Stop!


O jogo é bem simples, mas muito divertido. Então junte os amigos, pegue um papel em branco e uma caneta para cada um e preparem uma tabela com algumas categorias de palavras, como comidas, frutas, nomes, cidades/estados/países, cores, adjetivos, etc. Sorteiem uma letra do alfabeto e preencham a tabela com palavras que começam com a letra sorteada, tudo no idioma que está estudando, claro! Quem preencher tudo e terminar primeiro diz “stop” e então é só contar os pontos. Esta é uma ótima opção para trabalhar diversas palavras, treinar a pronúncia de cada uma e compartilhar novos vocábulos.


Jogo da Memória


Este é um jogo clássico e simples, ótimo para treinar a memória, além de praticar a pronúncia, associar imagens aos termos e aprender novas palavras em outras línguas. Escolha um que tenha imagens legais e que reúna um bom vocabulário para ser pronunciado todas as vezes que duas pecinhas forem viradas.


Imagem e Ação


Este jogo é legal para curtir com os amigos. Nele, um jogador sorteia uma palavra aleatoriamente e só ele saberá qual é. Em seguida, ele deve fazer um desenho que represente a palavra em uma lousa ou um papel. Separados em equipes, os outros jogadores devem adivinhar, na língua que estão praticando, a palavra que o desenho representa o mais rápido possível para somar pontos e alcançar a vitória! Este jogo pode ser comprado, mas nada impede que você mesmo prepare o seu próprio jogo escrevendo as palavras em pedaços de papel.


O Jogo da Vida


Os jogadores devem percorrer o tabuleiro com um carrinho, vivendo etapas e desafios que acontecem no cotidiano de muitas pessoas, como casar, ter filhos, estudar em uma universidade, etc. Por haver muitas situações diferentes e próximas à vida real, jogar a versão deste jogo em outra língua é ótimo para aprender novas palavras e praticar o idioma. Este jogo também é facilmente encontrado nas lojas de brinquedos ou comprado online.


Detetive


Neste jogo, o tabuleiro representa uma mansão com diversos ambientes de uma casa, objetos e moradores. Aconteceu um assassinato na casa e o objetivo dos jogadores é desvendar em qual local, com qual objeto e quem cometeu o crime. É um jogo bem misterioso, que ajuda a revisar e fixar palavras do idioma.



Gostou das dicas? Então deixe seu comentário e não se esqueça que, além desses clássicos, tem também as opções online, os aplicativos de celulares ou jogos de computador que ajudam a aprimorar o idioma. Reúna a família, amigos e divirtam-se.

Posts recentes

Ver tudo