Ensinar inglês para as crianças de forma lúdica

Você acha que ensinar inglês para as crianças pode ser um desafio? Nós acreditamos que tudo depende da abordagem utilizada tanto pelos pais, quanto pela escola.


Quando as crianças iniciam os estudos de inglês durante a infância, a capacidade de absorção dos conteúdos aumenta e a segunda língua pode ser explorada de forma lúdica, o que ajuda os pequenos no processo de memorização e no conhecimento de novos sons e palavras.


A seguir, vamos dar algumas dicas de como ensinar inglês para as crianças de forma lúdica, acompanhe!


Inglês Com Músicas

Uma das principais ferramentas para ensinar inglês para as crianças é a música, pois ela explora os sons e as palavras, aumentando assim, o vocabulário e a familiaridade delas com o novo idioma.

É possível abordar diversos conceitos da língua inglesa através da música, como expressões comuns, termos e maneiras de pronunciar as palavras.

É também uma ferramenta poderosa muito usada nas aulas de inglês. Existem diversas opções de canções que podem ser usadas com as crianças de todas as idades, incluindo músicas típicas da cultura de países de língua inglesa, músicas de livros didáticos (especialmente gravadas com objetivo pedagógico e que exploram determinados vocábulos e estruturas para cada faixa etária) e ainda músicas populares de cantores ou bandas favoritas dos alunos.

Os pais podem tocar essas músicas para as crianças para que elas tenham mais contato com o idioma de forma lúdica também nos momentos de lazer.


Filmes e Desenhos

O que não faltam são opções de filmes e desenhos que as crianças podem assistir e, ao mesmo tempo, aprender inglês se divertindo. Em certos tipos de desenhos, por exemplo, é comum que os personagens interajam com os pequenos e incentivem que eles participem repetindo palavras e aumentando o vocabulário. Além disso, essas produções exploram a repetição de estruturas e palavras, tornando assim mais rápida a absorção das mesmas pelas crianças.


Contando Histórias

Escolha histórias que sejam de fácil compreensão, com ilustrações e que estejam de acordo com a faixa etária e o grau de conhecimento delas. Dica: aconselhamos escolher materiais com um nível um pouco abaixo do conhecimento da criança. Uma alternativa para prender ainda mais a atenção dos pequenos é contar as mesmas narrativas em português, pois a criança pode não absorver 100% do conteúdo em outro idioma e é importante fazer essas associações entre os dois idiomas, assim, ela vai se familiarizando com novos vocabulários e compreendendo sua tradução. Mais uma dica valiosa é escolher temas que sejam estimulantes e de interesse da criança para que ela se motive com a atividade da leitura. Associe sons à leitura (como vozes fictícias, música em determinados trechos, ou até mesmo áudios que muitas vezes acompanham os livros). Há muitos materiais hoje em dia na Internet que têm a história em áudio também. Uma excelente prática é ler e ouvir ao mesmo tempo. Se os pais não tiverem segurança para ler as histórias ou conhecimento do inglês, o melhor mesmo é optar por estes tipos de materiais.


Brincadeiras

Proponha atividades divertidas, como jogo da memória, stop (ou adedonha), forca, caça palavras e palavras cruzadas, para que elas consigam desenvolver ainda mais a memória, o vocabulário, a escrita e a capacidade de ouvir palavras em inglês. Esses jogos estimulam as crianças a aprender inglês e se divertir ao mesmo tempo, desenvolvendo uma relação mais natural e agradável com a língua.


Cozinhando

Essa pode ser uma boa oportunidade para que elas aprendam mais sobre o idioma, porque durante o período em que estão na cozinha você pode incentivar os pequenos a falarem os nomes dos ingredientes em inglês, bem como falarem sobre os objetos e instrumentos usados na cozinha.


Praticando o inglês em momentos diferentes

Além dessas atividades, você pode puxar assuntos aleatórios para que as crianças respondam em inglês. Elas não perceberão que estão treinando o idioma, porém nessas conversas descontraídas, a língua pode ser explorada de maneira mais eficaz, pois a criança não sentirá a pressão ou o desconforto de estar sendo colocada à prova sobre seu conhecimento no idioma. No entanto, vale aqui uma dica importante: só faça isso se a criança se mostrar bem receptiva em responder ou se ela costuma falar o idioma espontaneamente em determinados momentos. Nunca pressione a criança para demonstrar seu conhecimento. Isso deve ser feito de forma natural e quando ela estiver aberta para isso. Caso contrário, ela pode criar uma aversão pelo idioma, o que é muito ruim.

Os responsáveis precisam entender que as crianças estão em processo de aprendizado e é comum que aconteçam erros, e que precisam incentivá-las a não desistir de estudar inglês, mostrando que esse período de estudo pode ser mais divertido com a inclusão das brincadeiras na rotina.

Todas essas atividades podem ser praticadas por crianças de diferentes idades. O objetivo é gerar mais confiança com o uso do idioma. 


O que achou das dicas? Deixe seu comentário e aproveite para ler mais algumas dicas de  Como ensinar inglês para crianças não alfabetizadas.

Posts recentes

Ver tudo

SAIBA MAIS

ENTRE EM CONTATO

Unidades em São Bernado do Campo

Unidade do Assunção

Rua Leon, 03

Bairro Assunção

(11) 4351-5788

Unidade do Centro

Rua Américo Margonari, 88

Centro

(11) 4121-7075

Unidade do Jardim do Mar

Av. Redenção, 459

Bairro Jardim do Mar

(11) 4330-6011

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

HIGH POINT IDIOMAS ® | Todos os direitos reservados | 2021 | Política de Cancelamento, Troca e Privacidade