Dicas de como aprender outro idioma depois de adulto

Antigamente, aprender uma outra língua não era tão desejado e nem obrigatório, mas hoje em dia, o inglês passou a ser um pré-requisito em muitas vagas de emprego e também para quem vai viajar ao exterior a passeio ou a negócios.

Por esse motivo, muitas pessoas chegam à idade adulta e se deparam com um mundo completamente diferente daquele para o qual se prepararam e então bate o medo, a insegurança e aquela questão: será que ainda dá tempo de aprender outra língua mesmo depois de adulto? Nós, da High Point garantimos que sim. 

Muitas pessoas sentem que um dos maiores inimigos dos estudos é o tempo, pois precisam aprender tudo para ontem e um dos pontos que os alunos com mais de 30 anos questionam é a diferença entre aprender coisas novas quando se é criança e quando se é adulto. O pensamento não está de todo errado, pois sabemos que as crianças aprendem muito mais rápido, mas isso não quer dizer que os adultos não possam aprender coisas novas. Para driblar os desafios e distrações, seguem algumas dicas que você pode utilizar para aprender com mais facilidade. 


Tenha objetivos


Por mais que possa parecer difícil conciliar os estudos com trabalho, família, vida social e finanças, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é traçar os seus objetivos. Então se pergunte: Por que você precisa desse idioma? Quanto tempo você tem para se dedicar a ele? E, principalmente, o que você pode conquistar na sua vida profissional e pessoal se souber essa outra língua? Com essas questões respondidas, você terá a certeza de estar fazendo a coisa certa.


Crie uma rotina


Ter uma rotina é uma das melhores maneiras de não se distrair e manter o foco, então estipule dias e horários para seu estudo e estabeleça metas semanais. Por exemplo: Se você faz o curso às segundas e quartas-feiras à noite, então faça as lições de casa toda terça à noite e escute músicas ou leia algum artigo na língua aprendida às quintas pela manhã.


Você pode também estipular as metas conforme as habilidades de aprendizado (o que você tem mais facilidade ou dificuldade de aprender), como por exemplo: aprender 5 novas palavras todos os dias, ouvir 10 minutos de podcast em inglês 3x na semana, assistir a um episódio de uma série de 20 minutos com legendas em inglês 2x por semana, frequentar todas as aulas, fazer 1 exercício da lição de casa por dia, etc. Tudo depende do tempo que você tem disponível e o grau de eficiência que você quer atingir. 


Pratique fora da aula


Uma regra básica se você quer ser fluente em alguma outra língua: pratique o idioma sempre que puder! Não restrinja os estudos apenas à escola. Tenha curiosidade, pratique com os colegas de sala ou amigos que falam o idioma, cerque-se de entretenimento que seja nessa outra língua, como séries, filmes e músicas.


Não se compare aos outros


Muitos alunos adultos podem ficar extremamente desmotivados por acharem que o progresso dos colegas é maior, ou que fulano conseguiu realizar todas as tarefas sem nenhum erro. A vida de quem tem mais de 30 anos é, sim, mais ocupada. É claro que alguém mais jovem e sem um terço das suas responsabilidades vai conseguir dedicar mais tempo à lição de casa ou a ouvir música e assistir a programas. Mas isso não pode ser desculpa ou empecilho para deixar de praticar e estudar. Muito pelo contrário, isso deve ser motivação, pois você, apesar de ter um tempo mais concorrido, está tentando algo novo e que vai engrandecer ainda mais as suas experiências de vida.


Então coloque tudo em prática e bons estudos! Não se esqueça de comentar abaixo o que achou das dicas.

Posts recentes

Ver tudo

SAIBA MAIS

ENTRE EM CONTATO

Unidades em São Bernado do Campo

Unidade do Assunção

Rua Leon, 03

Bairro Assunção

(11) 4351-5788

Unidade do Centro

Rua Américo Margonari, 88

Centro

(11) 4121-7075

Unidade do Jardim do Mar

Av. Redenção, 459

Bairro Jardim do Mar

(11) 4330-6011

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

HIGH POINT IDIOMAS ® | Todos os direitos reservados | 2021 | Política de Cancelamento, Troca e Privacidade