Dicas de como escrever um e-mail em inglês e se sair bem!

Atualmente, dominar o idioma mais importante do mundo é essencial tanto na fala quanto na escrita, então se você sente dificuldade no momento de escrever um e-mail em inglês, saiba que entendemos exatamente como você se sente, porque muita gente tem receio de cometer erros e acredita que não consegue redigir uma mensagem de maneira eficiente.


E não é só pela gramática. As pessoas têm medo de redigir algo e isso ser mal interpretado, principalmente no ambiente profissional. Sabendo disso, elaboramos este conteúdo com dicas para ajudar você a se expressar melhor na escrita.


1 - Utilize a regra KISS


Keep It Short and Simple  — esse é o significado da regra KISS. Em outras palavras: mantenha a  comunicação curta e simples.


Escolha palavras cujo sentido seja claro para o interlocutor e que não tenham dupla interpretação. Esqueça os parágrafos e períodos longos e faça o possível para transmitir o que tem a dizer de forma concisa, a fim de que o destinatário retenha o máximo possível de informações.


Nas primeiras linhas do e-mail, você já pode dizer exatamente o que precisa, sem rodeios. Veja um exemplo a seguir:


I would like to arrange a meeting with you to discuss marketing strategies for my business. I am available on Monday at 11 am and Friday at 3 pm. Please, let me know if you can attend it.”


“Gostaria de marcar uma reunião com você para discutir estratégias de marketing para minha empresa. Estou disponível na segunda-feira às 11h ou na sexta-feira às 15h. Por favor, me avise se puder comparecer.”


2 - Tenha cuidado com a  formatação


A estrutura também é importante na hora de escrever um e-mail em inglês. Assim, recomendamos que escreva um título curto e objetivo. No corpo do e-mail, o conteúdo deve ser redigido utilizando a regra KISS  apontada acima. Finalize com saudações adequadas (falaremos delas no próximo tópico) e lembre-se de sempre revisar o que foi escrito antes de enviar.


Em relação ao tipo de letra (fonte), sugerimos Arial  ou Times New Roman, pois elas normalmente são mais convidativas à leitura. Não se esqueça de utilizar uma única fonte da mesma cor e tamanho e evite criar poluição visual com um e-mail colorido.


Outra questão importante é o espaçamento, que deve ocorrer entre a saudação, parágrafos e assinatura, pois ele assegura uma leitura mais fluida. Se desejar, pode utilizar o negrito em algumas palavras que necessitam de atenção, mas não exagere.


Letras maiúsculas não devem ser usadas em palavras inteiras para chamar a atenção de uma pessoa. Isso é visto como algo rude na linguagem escrita, com o se alguém estivesse gritando com você.


3 - Faça saudações adequadas


Ao escrever um e-mail em inglês, a formalidade de sua mensagem deve estar estabelecida logo na primeira linha, especificamente nas saudações. Tudo depende do nível de intimidade que você tem com o destinatário.

Normalmente utilizamos as seguintes saudações:

  • Hi / Hello;

  • Dear, junto ao nome e sobrenome;

  • Dear Mr. / Ms., junto ao sobrenome. 

  • Dear Sir / Madam;

  • To whom it may concern.

Nesse primeiro momento, é preciso muito bom senso para não cometer erros. “Dear” equivale a um “prezado” ou “caro” e é utilizado em situações mais formais. Se você não tem ideia de quem receberá a mensagem, opte por “Dear Sir”  ou “Dear Madam” ou “To whom it may concern”  (a quem possa interessar).


4 - Cuidado com abreviações


Abreviações em inglês são bem populares e comumente adotadas em inúmeras situações. No entanto, ao escrever um e-mail formal é  preciso ter cuidado com suas escolhas. Confira, a seguir, as abreviações mais utilizadas no ambiente profissional:

  • FYI (For Your Information) / Para sua informação;

  • ASAP (As Soon As Possible) / Assim que possível;

  • BTW (By The Way) / Por falar nisso ou falando nisso;

  • IMO (In My Opinion) / Em minha opinião.


5 - Seja gentil na hora de fazer pedidos


Independentemente de quem seja seu destinatário, se você vai fazer um pedido, faça com gentileza. Acompanhe algumas sugestões para isso:

  • “I would appreciate if you could send me...”  / Eu agradeceria se você pudesse me enviar...;

  • “I would be grateful if you could send me by the end of the day.”  / Eu agradeceria se você pudesse me enviar até o fim do dia;

  • “I was wondering if you could send me the contract.” / Você poderia me enviar o contrato?

  • “Do you think you could also send me the file?” / Você poderia me enviar o arquivo também?


6 - Comece agradecendo se o e-mail for uma resposta


Se estiver redigindo um e-mail em inglês em resposta a alguém, recomendamos que comece agradecendo o contato e ainda indicando que se recorda da última troca de mensagens.

Você pode dar continuidade ao assunto com frases do tipo:

  • “Thank you for your e-mail.” / Obrigado por seu e-mail;

  • “Thank you for your time.” / Obrigado pelo seu tempo;

  • “I would like to thank you for your time and consideration.” / Eu gostaria de agradecê-lo por seu tempo e consideração;

  • “Thank you for your assistance in this matter.” /  Obrigado por sua ajuda neste assunto; 

  • “According to our last e-mail...” / De acordo com nosso último e-mail...;

  • “As requested...” / Conforme solicitado...;

  • “As agreed...” / Conforme combinado...


7 - Escreva uma despedida educada


Uma despedida educada faz toda a diferença na hora de escrever um e-mail em inglês. Saiba que a despedida também tem a ver com o grau de proximidade que você tem com o destinatário.Best regards”, “Sincerely” e “Best wishes” são opções seguras e que podem ser usadas em diversas situações. 

Se a ideia é ser informal, é possível escrever:

  • Take care /  Cuide-se;

  • Many thanks /  Muito obrigado.


Pronto. Você já sabe como escrever um e-mail em inglês! Ao utilizar nossas dicas, você conseguirá redigir mensagens mais claras e objetivas, especialmente no ambiente de trabalho.  Gostou de saber como escrever de forma eficiente um e-mail em inglês? Então deixe seu comentário!

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