Como estimular a concentração infantil em casa – 7 Atividades

Atualizado: Jan 18

Manter o foco normalmente é um desafio para todos nós, imagina para as crianças! Existem aquelas que se concentram com maior facilidade, mas é muito comum que nessa fase elas se distraiam e tenham certa dificuldade de fixar a atenção. Então, estimular a concentração infantil é algo muito importante, especialmente para favorecer o aprendizado.

Ainda que a escola seja uma aliada nesse processo, existem várias atividades que podemos fazer com as crianças para ajudar nos resultados.


Confira abaixo dicas de como colocar essas ideias em prática!


1. Leitura

Os livros normalmente despertam a curiosidade das crianças, principalmente quando contam com histórias interessantes e têm boas ilustrações. Quando elas ainda não sabem ler, o segredo é ter sempre alguém por perto para ajudar com as palavras e chamar a atenção para as imagens.


Para os pequenos que já dominam a habilidade da leitura, é preciso investigar os seus interesses para acertar nas escolhas e aumentar as chances de mantê-los concentrados na atividade. Não vale desistir nas primeiras tentativas, pois a construção desse hábito é muito importante para qualquer pessoa. Dar o exemplo é também muito importante. Se os pais têm o hábito de ler, já é um ótimo incentivo para os filhos.


2. Jogos De Memória

Estes tipos de jogos que exigem uma maior concentração são excelentes para ajudar a criança a desenvolver foco, então a ideia é propor esse tipo de brincadeira em casa e acompanhar a evolução da criança. O objetivo é que ela seja capaz de focar nos detalhes para vencer o jogo e, consequentemente, possa desenvolver a sua capacidade de concentração.


3. Prática De Esportes

Trabalhar o corpo também beneficia a mente, pois cada esporte tem as suas regras e exige concentração para que elas sejam cumpridas.


Por exemplo, em jogos de futebol, basquete ou vôlei, é preciso estar atento à bola e ao que os outros estão fazendo. Só assim é possível se posicionar, ter uma atitude acertada e contribuir com o time.


Na hora de andar de bicicleta, é necessário prestar atenção ao seu redor para não se acidentar; enquanto na natação, a prioridade é focar nos movimentos corretos dentro da água.


4. Jogos De Tabuleiro

É um ótimo passatempo para os momentos de diversão em casa, além de um importante recurso para estimular algumas habilidades, entre elas, a concentração.


Os jogos podem ter dinâmicas diferentes, mas sem concentração nos objetivos não dá para jogar para tentar vencer uma partida. Atenção e raciocínio lógico fazem parte da brincadeira, ainda que as crianças não tenham total consciência de que estão utilizando esses recursos.


5. Busca De Objetos

Que tal fazer uma aventura dentro de casa? Faça uma lista do que deve ser procurado e esconda cada peça para a criança achar.


Claro que dependendo da idade, você não pode complicar demais os esconderijos. Então, defina as missões e deixe que ela complete as tarefas sozinha, o que vai demandar concentração a tudo o que está ao seu redor.


6. Atividades Manuais

Pintar, brincar de massinha, fazer origami, preparar receitas, criar objetos com materiais recicláveis ou montar colagens são algumas das opções de atividades manuais.


Não por acaso, elas são muito utilizadas nas escolas de educação infantil para manter os alunos pequenos compenetrados e desenvolver suas habilidades motoras.


7. Xadrez

Para os mais velhos, o xadrez é uma excelente alternativa e um dos jogos que mais promove o raciocínio, a memória e outras habilidades, como a concentração. Os pais que não sabem jogar têm a oportunidade de aprender junto com as crianças e ter parceiros em casa para um entretenimento de qualidade.


Mas não se esqueça de um importante aspecto quando você desejar que o seu filho se mantenha concentrado: a tranquilidade do ambiente, porque é muito mais difícil focar quando há várias distrações, como o barulho de uma televisão ligada ou brinquedos espalhados que podem despertar interesse. A calma e a organização são fatores favoráveis para o rendimento de qualquer atividade.



O que você achou das nossas dicas? Deixe seu comentário, você utiliza alguma outra atividade diferente que não mencionamos aqui?


Lembrem-se, as crianças gostam de receber atenção e nada melhor do que mantê-las entretidas de um jeito produtivo, o que vai trazer benefícios para o seu desenvolvimento. E falando em benefícios, descubra como Ensinar inglês para as crianças de forma lúdica!

Posts recentes

Ver tudo

SAIBA MAIS

ENTRE EM CONTATO

Unidades em São Bernado do Campo

Unidade do Assunção

Rua Leon, 03

Bairro Assunção

(11) 4351-5788

Unidade do Centro

Rua Américo Margonari, 88

Centro

(11) 4121-7075

Unidade do Jardim do Mar

Av. Redenção, 459

Bairro Jardim do Mar

(11) 4330-6011

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

HIGH POINT IDIOMAS ® | Todos os direitos reservados | 2021 | Política de Cancelamento, Troca e Privacidade